Drª Isabel qual o seu conceito de Biblioteca Escolar?
A Biblioteca Escolar é o centro nevrálgico da informação virada para o conhecimento. É
promotora da mudança ao dar resposta aos desafios constantes da sociedade do século XXI.
Intervém em áreas tradicionais e em áreas que emergem do uso massificado das Tecnologias da
Informação e Comunicação e que exigem novas literacias. Responde, não só, aos desafios dos
novos currículos, mas a múltiplas competências.
Os novos tempos exigem uma biblioteca escolar com um papel fundamental na construção de
uma sociedade de cidadãos cultos e participativos. Uma biblioteca escolar como sinónimo de
um espaço dinâmico, que luta contras as diferenças e promove os grandes objetivos educativos
publicitados pelas sociedades democráticas modernas.
A biblioteca escolar assume as funções: informativa, educativa, cultural e recreativa. Promove
as competências literácicas dos alunos e a visão que a aprendizagem se faz ao longo da vida
acompanhando as mudanças da sociedade e do mundo.
As Bibliotecas Escolares no Concelho de Sintra em números. Quantas, em que níveis
escolares estão?
São 55 as Bibliotecas Escolares, do concelho de Sintra, integradas na Rede de Bibliotecas
Escolares. Estando integradas todas as bibliotecas escolares das escolas básicas dos 2º e 3º ciclos
e do ensino secundário. 24 escolas básicas do 1º ciclo com Jardim de Infância, 4 escolas básicas
do 1º Ciclo, 18 escolas básicas com 2º e 3º Ciclos, 8 escolas básicas e secundárias e 1 escola
secundária.
Satisfeita com a prestação dos Professores Bibliotecários?
Cabe ao Professor Bibliotecário um papel complexo que abarca um vasto número de campos de
ação. É um gestor, é um parceiro no processo educativo, é um especialista em informação, é um
comunicador, é um líder que responde às mudanças e antecipa outras.
Os Professores Bibliotecários do concelho têm procurado responder, positivamente, com
empenho e profissionalismo, aos desafios a que estão sempre sujeitos. Acreditam na sua missão.
Quais as maiores dificuldades das Bibliotecas Escolares, a nível concelhio?
As bibliotecas escolares, do concelho de Sintra, deparam-se, a nível geral, com dificuldades que
são transversais à generalidade das bibliotecas escolares. Destaco o reduzido número de
recursos humanos, docentes e não docentes. Esta situação dificulta a constituição de boas
equipas da biblioteca escolar, com o número suficiente de elementos e de horas, para
responderem positivamente aos desafios diários.
Que papel para a Biblioteca Escolar no processo ensino-aprendizagem?
A biblioteca escolar é um centro de recursos que tem um papel fundamental no processo de
ensino-aprendizagem, apoiando os professores no desenvolvimento do currículo e na
concretização de atividades e projetos, respondendo aos ritmos diferenciados de aprendizagem
dos alunos.
Práticas inovadoras e um trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, fazem
com que esta assuma um papel muito importante na recolha e validação da informação e no
apoio ao desenvolvimento das competências curriculares, literácicas e de formação global dos
alunos. O sucesso educativo está sempre presente na atuação da Biblioteca Escolar.
A Biblioteca Escolar apresenta-se, como um aliado incondicional de todos os professores que
sentem que os alunos para atingirem as competências delineadas para os vários níveis da
escolaridade devem tomar contacto com uma grande diversidade de fontes. Colocando, lado a
lado, vários suportes informativos, disponibilizando recursos materiais e humanos, a Biblioteca
Escolar está apta para criar e pôr em ação programas eficazes, que respondam a questões
prementes do ensino-aprendizagem.
Digital vs Papel, quem vai ganhar?
As bibliotecas atuais, que se pretende que sejam bibliotecas híbridas, são caracterizadas pela
convivência entre recursos documentais impressos e digitais, locais e à distância. A coleção
digital é cada vez mais uma das partes da coleção da biblioteca. As bibliotecas escolares devem
estar atentas e preparadas para o seu crescimento em dimensão e importância, respondendo
às necessidades e interesses dos seus utilizadores. A coexistência do digital e do impresso é
fundamental nas bibliotecas. Cada vez mais os leitores procuram e utilizam outros formatos de
leitura. A nossa preocupação não deve estar na busca de um vencedor, se o digital ou o
impresso, mas na criação de mais e melhores leitores. Leitores competentes, em todos os
suportes.
Para onde queremos e podemos caminhar?
A Biblioteca Escolar tem como centro das suas preocupações os seus utilizadores. Precisa
conhecer as suas necessidades para lhes proporcionar serviços organizados que respondam com
rapidez e eficiência.
A Biblioteca Escolar e o professor-bibliotecário devem contribuir positivamente para o
desenvolvimento das literacias, articulando eficazmente com a sala de aula e o currículo.
É fundamental que o professor-bibliotecário se assuma como relevante no desenvolvimento do
processo de ensino-aprendizagem, demonstrando que a biblioteca escolar não quer estar
isolada, pelo contrário, quer participar em todas as atividades e prioridades da escola. Neste
sentido a comunicação e a demonstração de evidências do trabalho realizado é fulcral também
nas relações com a direção do AE/Escola.
A biblioteca escolar e o professor-bibliotecário devem ser reconhecidos por toda a escola como
essenciais no desenvolvimento do processo educativo.
Muito obrigado Drª Isabel Antunes. Bem-haja e votos de continuidade do excelente trabalho de coordenação que tem vindo a desenvolver em Sintra.
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