terça-feira, 14 de setembro de 2021

LER e ESCREVER…


 

LER E ESCREVER

26/07/2021

Duas competências essenciais


A evolução do percurso escolar exige o desenvolvimento de capacidades específicas em vários domínios. Centremo-nos hoje em aspetos particulares da leitura e da escrita.

A leitura é um domínio fundamental em qualquer disciplina escolar, na medida em que ela está relacionada com a capacidade de ler um texto e de reconstruir os seus significados por meio da ativação de processos de compreensão. Para que o desenvolvimento da competência de leitura de textos diversificados tenha lugar, é importante que o aluno desenvolva experiências de leitura plurais e polifacetadas. Diversificar os textos, aceder a muitos textos, explorar textos de natureza diversa são os primeiros passos que poderão fazer a diferença no amadurecimento da capacidade de ler, que deve começar a ser estimulada ainda antes de o aluno iniciar o processo de alfabetização.

Em termos particulares, a abordagem de cada texto deve envolver passos como os seguintes:

·       Assegurar que o aluno tem conhecimentos no âmbito do tema tratado; ativá-los ou promovê-los antes de dar início à leitura;

·       Trabalhar o vocabulário potencialmente desconhecido antes de entrar no texto para que o aluno consiga aceder aos significados essenciais no decurso da leitura;

·       Desenvolver a capacidade de reconstruir significados a partir do contexto, de forma a que o desconhecimento de uma palavra não funcione como barreira impeditiva do avanço da leitura;

·       Promover várias leituras do texto com objetivos diversificados, começando pela identificação da informação explícita e avançando para a reconstrução da informação implícita.

Noutro plano, surge o desenvolvimento da competência da escrita e, numa área particular, encontra-se a capacidade de resumir a informação de um dado texto. Esta é uma competência muito importante no plano escolar porque permite identificar e extrair a informação essencial de textos de extensão maior.

Os primeiros passos na técnica do resumo exigem a compreensão do texto fonte, seguida da identificação da informação mais importante. Após esta fase inicial, o aluno poderá passar à elaboração de um novo texto que apresenta apenas a informação nuclear do texto de partida. Poderá também optar-se por elaborar um esquema que estruture esta mesma informação essencial. Em fases mais avançadas, será possível prever o resumo de dois ou mais textos que tratem o mesmo assunto, de forma a condensar e reunir informação pertinente.

Os avanços no percurso de aprendizagem assentam em competências que são desenvolvidas na aula de Português, o que é mais um fator comprovativo da importância estruturante desta disciplina na construção do caminho de aprendizagem de qualquer aluno.

Por Carla Marques

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