quarta-feira, 9 de setembro de 2020

VAI ARRANCAR UM NOVO ANO ESCOLAR 2020.2021 ano de enorme consciência...

De... 

Drª Manuela Pargana Silva

Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares


...Caro professor bibliotecário,

Encontramo-nos no início de um novo ano, cheio de incertezas e dificuldades, mas sempre com a mesma vontade de continuar a oferecer aos nossos alunos um ensino de qualidade, inovador e em segurança.

Tal como habitualmente e ainda mais na atual conjuntura, os recursos humanos, físicos e digitais da biblioteca são instrumentos essenciais para ajudar a cumprir os objetivos da escola.

Conforme já é do seu conhecimento, com o objetivo de orientar o trabalho das bibliotecas, o Ministério da Educação definiu e publicitou um conjunto de prioridades...

Para a concretização destas prioridades, continua a ser fundamental dar continuidade ao trabalho de grande qualidade que tem vindo a ser desenvolvido pelos professores bibliotecários, sempre em articulação com os demais intervenientes no processo educativo.


Para além de um trabalho especializado na gestão de recursos e serviços de informação, os professores bibliotecários constituem-se sobretudo como agentes pedagógicos, uma vez que detêm as ferramentas necessárias para potenciar a inovação pedagógica, apoiando o desenvolvimento curricular, promovendo o domínio sistemático e programado das literacias da informação e dos media e contribuindo para a recuperação e consolidação das aprendizagens.


Espera-se ainda a continuidade de iniciativas e programas, em presença e à distância, orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, nas suas múltiplas dimensões.

Face às dificuldades com que a área da cultura, essencial para a consolidação da componente humanista da educação, se tem deparado, os professores bibliotecários estão igualmente convocados para colaborar na planificação e concretização de atividades, programas e projetos artísticos, contemplando regimes presenciais e à distância.


Para apoiar a ação das bibliotecas escolares, os professores bibliotecários sabem que continuam a contar com um conjunto de recursos permanentemente atualizados, acessíveis a partir do portal da Rede de Bibliotecas Escolares. O coordenador interconcelhio da RBE, elemento de ligação entre a ação central e local, continua também sempre disponível para orientar, apoiar e colaborar.


Desejando que, em conjunto, seja possível assegurar a todos os alunos aprendizagens relevantes e contribuir para o seu bem-estar, vimos desejar um bom trabalho e um excelente ano letivo 2020-2021.


Um abraço amigo.




 ​​......   MUITO OBRIGADO DRª MANUELA PARGANA, excelentes palavras para recomeçar. Conte connosco.

Carlos Garcia

Sem comentários:

ESPAÇO EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA.... 25 DE ABRIL