Com a presença de cerca de 80 alunos de turmas do 9ºano de escolaridade, muitos professores e com a Direcção do Agrupamento bem representada, rimos, "quase" chorámos, sentimos, falámos, reflectimos... e ficámos a gostar mais das "palavras".
Colaboraram ainda nesta iniciativa, o grupo de Teatro da MDS representado pela professora Lurdes Guerra e alguns alunos que nos leram muitas poesias... e os alunos Nelson, Carlos e João que com o Prof. Ademar interpretaram magnificamente a Pedra Filosofal...
José Fanha, hoje imparável, leu-nos como só ele sabe inúmeros poemas... e até recitou a pedido....
Vamos então à reportagem:
Biblioteca pronta para receber todos. Um bonito cenário de fundo especialmente preparado para o efeito pelos prof.(s) Helena Gomes e Carlos Garcia, enquadrava tudo...
José Fanha afinava no computador da biblioteca as últimas ideias....
...e os músicos afinavam os instrumentos e a voz...
A Diretora Drª Fátima Morais dá as boas-vindas...
...vamos escutar a Pedra Filosofal...
..."casa cheia"...
A Profª Helena Gomes, Coordenadora do PNL no Agrupamento, fala sobre a iniciativa...
...e vamos à poesia: José Fanha que... transformou o "Manifesto Anti-Dantas" de Almada Negreiros, num texto igualmente crítico e irreverente, apropriado ao contexto atual:
o "Manifesto Anti-Leitura"
«ABAIXO A LEITURA, PIM !...Andam para aí alguns elementos suspeitos que se escondem nas sombras das bibliotecas e chegam a ir às escolas para espalhar um vício terrível e abominável especialmente junto dos mais novo! Dos mais tenros! Dos mais ingénuos! Um vício que se chama LEITURA! (...)»
...mais poesia: alunos...
...vez de José Fanha...
...vez dos alunos...
...volta José Fanha...
...agora o Grupo de Teatro (Profª Lurdes Guerra a dirigir)...
...e termina José Fanha...
....a Diretora fechou a sessão...
Profª Fátima Morais: Poesia ouve-se, diz-se e mais que tudo sente-se. Felizes os os que não têm medo de espelhar as emoções no olhar. Hoje tivemos na MDS um verdadeiro momento de partilha, crescimento e descoberta. Sabe bem olharmos para trás e sentirmos que somos felizes a saborear as pequenas grandes coisa da vida.
Obrigado José Fanha por nos oferecer este momento de vida.
....ALUNOS e PROFS satisfeitos...
Equipa Organizadora, muito feliz...
Obrigado, aos professores, aos funcionários, aos alunos e a José Fanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário