sexta-feira, 24 de abril de 2009

Esta semana recomendamos (28)...


Roteiros Culturais


O Núcleo de Divulgação Histórica e Literária / Roteiros Culturais, da Divisão do Património Histórico-Cultural da Câmara Municipal de Sintra, é um serviço aberto a grupos, compostos no mínimo por 10 participantes, das mais diversas proveniências cujo objectivo é divulgar o Património Histórico-Cultural do Concelho de Sintra.

Este Núcleo realiza passeios subordinados às mais diversas temáticas, sendo de realçar os Roteiros Queirosiano, Medieval, Romântico, Centro Histórico de Sintra, Hans Christian Andersen, Igrejas Rurais de Sintra, Centro Histórico de Colares, entre outros, que possam ser efectuados a partir de solicitações que nos sejam formuladas.

Deverá ser efectuada uma consulta prévia para os Roteiros Culturais, a fim de verificar se existe disponibilidade, na agenda de marcações, para a data pretendida.

Os roteiros apenas são efectuados mediante marcação, o pedido oficial deverá ser efectuado por fax ou mail para o Departamento de Cultura e Turismo.

Contactos:Departamento de Cultura e TurismoDivisão de Património Histórico-CulturalRua do Roseiral, nº 20 – São Pedro de Penaferrim2710-501 SINTRAFax: 21 9236150Mail: dct@cm-sintra.pt ou dphc@cm-sintra.ptNúcleo de Divulgação Histórica e Literária / Roteiros CulturaisMarcação de RoteirosTel: 21 9236925

Conferência

No âmbito do III Concurso de Sintra - Idade Contemporânea, que tem lugar no Palácio Valença de 25 de Março a 3 de Junho, vai decorrer no dia 30 de Abril, pelas 18h30m, uma conferência sobre o tema: " 5 de Outubro de 1910", pelo Professor António Reis.


Livro
"Coisas da Vida" de Laurinda Alves
Histórias de pessoas e lugares com luz


JogosPSP - "Secret Agent Clank"

PS3 - "Motor Storm: Pacif Rift"


DVD

"Austrália" de Baz Luhrmann com Nicole Kidman


CD

"Sounds of the Universe" dos Depeche Mode
Cinema
"Sinais do Futuro" de Alex Proyas com Chandler Cantbury, Giovanni Bartuccio, Jake Bradley, Nicolas Cage e Rose Byrne

Quando uma cápsula do tempo é aberta na escola do filho, o professor depara-se com um estranho mapa numérico. Descodificado, este mapa mostra profecias assustadoras: são datas de cada uma das maiores catástrofes globais dos últimos 50 anos, como terramotos, incêndios e tsunamis, tudo em perfeita sequência. O problema é que algumas das datas estão para vir e portanto novos desastres para acontecer.


Internet

O portal cinema é um blog dedicado à sétima arte, que incita os cinéfilos visitantes a participar com textos sobre a maravilhosa arte (e paixão comum) que é o cinema. É actualizado diariamente, sempre com o intuito de agradar o leitor. Divide-se em várias secções, entre as quais notícias, antevisão, estreias, em cartaz, filme do mês, crónicas, entre outras.


Teresa Amaral

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ESCRITOR NA ESCOLA ... JOSÉ JORGE LETRIA



Chegada de José Jorge Letria e da Drª Raquel da Câmara Municipal de Sintra


Recepção dos alunos...



Abertura oficial e agradecimentos...



Representação Teatral...


Momento de poesia...




Mais poesia...



Palestra...



Audiência...


Parabéns à organização... que foi brilhante.



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Esta Semana recomendamos (27)...



Internet


A Biblioteca Nacional Digital é um projecto lançado pela Biblioteca Nacional, com o objectivo de disponibilizar, através da internet e de uma forma livre, o acesso a uma série de livros, manuscritos, mapas, gravuras, etc. Entre as obras digitalizadas mais recentes estão, por exemplo, *A Maçonaria e a Guerra, Discursos de Luciano Samossateno ou Restauração dos Algarves.*


Cinema

Velozes & Furiosos
Intérpretes: Jordana Brewster, Laz Alonso, Michelle Rodriguez, PaulWalker, Vin Diesel
Realização: Justin Lin

Um crime faz com que o ex-presidiário e fugitivo Dominic Toretto reencontre o agente Brian O'Conner. Quando são forçados a combater um inimigo em comum, Dom e Brian irão precisar unir forças e encarar muitos desafios se quiserem derrubá-lo.


Livro

"A sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón

Um fenómeno da literatura espanhola, um livro inesquecível.Trata-se de um mistério literário passado na Barcelona da primeira metade do século XX, desde os últimos esplendores do Modernismo até às trevas do pós-guerra.


Exposição

"World Press Carton 2009"

Centro Cultural Olga Cadaval


Espectáculo

"Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo"

30 de Abril 22 horas

Auditório Jorge Sampaio

Centro Cultural Olga Cadaval


DVD

"Twilight: Crepúsculo" com Catherine Hardwicke

Baseado no best-seller de Stephenie Meyer, Crepúsculo tem conquistado os tops em todo o mundo e vai agora surpreendê-lo em DVD.


CD

"Portugal Night 2009" (2 CD)Varios/House


Jogos

PC - "Battleforge" (Jogos de estratégia em tempo real)


Nitendo DS - "Hery Hatsworth in Puzzling Adventura" (Para quem gosta depuzzles e aventuras)


Teresa Amaral

quarta-feira, 15 de abril de 2009

NO CENTRO DE RECURSOS - FEIRA DO LIVRO - APOIO DA TEXTO EDITORA

Esta Semana recomendamos (26)...



Internet
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt

Seja bem vindo à casa Fernando Pessoa, anunciada como um universo plural, tal como o próprio escritor o era. Actualmente dirigido por Inês Pedrosa, o espaço foi inaugurado em Novembro de 1993 e concebido pela Câmara Municipal de Lisboa como um local público destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os últimos 15 anos de vida, Campo de Ourique.
A casa é constituída por um auditório, um jardim, salas de exposição, objectos de arte, uma biblioteca dedicada à poesia, além de parte do espólio do poeta. Nos três pisos principais realizam-se colóquios, sessões de leitura de poesia, encontros de escritores, conferências temáticas, etc.... Explore o site....

Teatro:
Viagem ao centro do teatro...

Co-produção teatromosca e Centro Cultural Olga Cadaval

A partir de Abril de 2009, mediante marcação
O Centro Cultural Olga Cadaval é já bem conhecido pelos espectáculos que, de há meia dúzia de anos para cá, temos vindo a acolher e a apresentar... Mas por trás dos palcos existe um mundo secreto e muito especial que poucos conhecem... E não queremos guardá-lo só para nós!Pretendemos, com Viagem ao Centro do Teatro, partilhar com o público infantil a moderna oficina que apetrecha este espaço, mostrando-lhe como é hoje fazer teatro.Das salas de produção às régies, passando por camarins e auditórios, sugere-se um itinerário pedagógico pelos espaços habitualmente vedados ao público. Converge esta especial visita com a emergente necessidade de criar novos e mais informados espectadores, configurando aquilo a que poderíamos designar como a cadeira de uma inaugural Escola do Espectador.
Indicado para crianças dos 4 aos 12 anos

Duração aproximada: 60 minutos

Concerto:
"Gaivotas e Papoilas"
Concerto para bébés
Centro Cultural Olga Cadaval
19 de Abril
10h00-11h30
Auditório Jorge Sampaio

DVD
"Anatomia de Grey" série 4

CD
"Xutos e Pontapés" dos Xutos e Pontapés

Jogos
PS3 - "Afro Samurai"
PC - "Os Sims 3" Edição de colecionador

Livro
"Voo Final" de Ken Follett
Novo livro de Ken Follett. Uma obra do autor bestseller baseado num caso verídico que nos leva pelos meandros do thriller onde o suspense é uma constante. Uma excelente leitura...

Cinema
"Atormentados" de Mike Barker
com Gerard Butler, Maria Bello e Pierce Brosnan

Neil e Abby são um casal feliz que vive nos subúrbios de Chicago: Neil é um ambicioso executivo publicitário, Abby uma dona de casa que está a educar a filha de ambos, Sophie que tem cinco anos. É o fim-de-semana do aniversário de Abby - mas Neil não pode estar presente porque o seu chefe o convidou para ir com ele para uma casa de campo remota. Ansioso para agarrar a oportunidade de ser sócio da empresa, ele concorda relutantemente em ir - com a condição de que Abby tenha um ‘dia fora’ com a sua melhor amiga. A ama chega e Neil parte no seu Range Rover, com Abby ao lado, para a deixar na casa da amiga que fica em caminho. Relaxados na companhia um do outro, reflectem sobre quão longe chegaram, os seus planos para o futuro e como tudo na sua vida parece ter corrido bem - e há mais alguém que também concorda. Ryan, o homem que subitamente deslizou do banco de trás do carro com uma arma nas mãos. O homem, juntamente com o seu cúmplice, acabou de raptar a filha deles – a sua voz assustada a ecoar do telemóvel que ele segura junto à orelha de Abby...


Teresa Amaral

terça-feira, 14 de abril de 2009

Últimas Entradas no Centro de Recursos...


SOCIEDADE

In Our Time - the speeches that shaped the modern world


Oferta do Dr. Fernando Seara - Presidente da Câmara Municipal de Sintra



JORNAL DE LETRAS Nº 1000 28 de Janeiro de 2009



EDUCAÇÃO

Política Educativa para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico 2005-2008 Avaliação Internacional


Ensino Secundário - O que seguir? 2008-2009

Apresentação de um grupo de alunas da Escola Secundária de Leal da Câmara ( Área de Projecto 12ºC7)




sexta-feira, 10 de abril de 2009

Acções de Formação...

CENTRO DE FORMAÇÃO NOVAFOCO
OFICINA DE FORMAÇÃO
EB2,3 Professor Galopim de Carvalho - Queluz

“Da Informação ao Saber:
Literacia da Informação, Biblioteca Escolar e Currículo”

Créditos: 2,4
Nº de horas de formação: 30 horas presenciais 30 horas de trabalho autónomo
Formadoras: Isabel Mendinhos; Fátima Rocha
Número máximo de participantes: 20
Calendarização
4/05 – 18.30 - 22.00
6/05 - 18.30 - 22.00
11/05 - 18.30 - 22.30
18/05 - 18.30 - 22.00
20/05 - 18.30 - 22.00
25/05 - 18.30 -22.30
15/06 - 18.30 - 22.30
17/06 - 18.30 - 22.30

Jogos Florais da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins - Março 2009

O nosso Agrupamento teve participação activa, quer na organização, onde o Prof. Mário Fonseca do Centro de Recursos fez parte do Júri, quer nas participações, quer até nos elementos premiados. Um dos prémios da fotografia veio para a Domingos Saraiva. Parabéns à Joana Nascimento.Todos os trabalhos estão em exposição no átrio da entrada da EB 2,3 Mestre Domingos Saraiva.







quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tomou posse em 31 de Março de 2009 o Director do Agrupamento, Dr. Mário Silva...

O Centro de Recursos que esteve na base da organização do evento, deseja as maiores felicidades ao Prof. Mário Silva, para as novas funções.


Declamado pelo próprio, na tomada de posse.

Romance ingénuo de duas linhas paralelas - José Fanha


Duas linhas paralelas

muito paralelamente

iam passando entre estrelas

fazendo o que estava escrito:

caminhando eternamente

de infinito a infinito.


Seguiam-se passo a passo

exactas e sempre a par

pois só num ponto do espaço

que ninguém sabe onde é

se podiam encontrar

falar e tomar café.

Mas farta de andar sozinha

uma delas certo dia

voltou-se para a outra linha

sorriu-lhe e disse-lhe assim:

“Deixa lá a geometria

e anda aqui para o pé de mim…”

Diz-lhe a outra:

“Nem pensar!

Mas que falta de respeito!

Se quisermos lá chegar

temos de ir devagarinho

andando sempre a direito

cada qual no seu caminho!”


Não se dando por achada

fica na sua a primeira

e sorrindo amalandrada

pela calada, sem um grito

deita a mãozinha matreira

puxa para si o infinito.


E com ele ali à frente

as duas a murmurar

olharam-se docemente

e sem fazerem perguntas

puseram-se a namorar

e seguiram as duas juntas.


Assim nestas poucas linhas

fica uma história banal

com linhas e entrelinhas

e uma moral convergente:

o infinito afinal

fica aqui ao pé da gente!


(José Fanha, in Eu Sou Português Aqui)




CONCURSO DE POESIA...