quinta-feira, 26 de março de 2009

NOVAS AQUISIÇÕES DO CENTRO DE RECURSOS...


Já disponíveis:


HISTÓRIA

Atlas do Mundo Medieval

Atlas dos Descobrimentos e dos Impérios


GEOGRAFIA

Atlas do Mundo Antigo

Atlas do Mundo Moderno


SOCIEDADE

Imagens contra a Indiferença


CIÊNCIA

Ossos, Articulações e Músculos

Células e Orgãos


LITERATURA PORTUGUESA

CARTAS de Fernando Pessoa


NOVAS ENTRADAS NA BIBLIOTECA...

Oferta dos alunos das Turmas 8ºE e 8ºF, a quem o Centro de Recursos agradece reconhecidamente:


sexta-feira, 20 de março de 2009

NOVAS ENTRADAS NA BIBLIOTECA...


ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (25)


Internet
http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx

ERA UMA VEZ uma história por dia.Tal como o nome do site indica, este portal«conta» uma história por dia a todos os miúdos e graúdos que o visitarem. Está em funcionamento desde Outubro de 2003 e rapidamente se transformou num dos sites preferidos da pequenada.É possível manter-se actualizado diariamente ou aventurar-se pelo arquivo e ler ou reler histórias que já foram contadas.


Cinema:
"Jonas Brothers: O Concerto 3D"
Realização: Bruce Hendricks
O filme combina excertos da tournée "burning Up", incluindo performances de convidados como Demi Loyato e Taylor Swift, com imagens exclusivas dos bastidores, cenas extravagantes, uma música nunca antes ouvida (Love Is On It's Way), fãs alucinados e uma boa dose de humor ao estilo Jonas Brothers, mostrando aos fãs excentricidades inéditas das vidas de Kevin, Joe e Nick.


Livro
"Requiem" de Robyn Young

No último livro da triologia "A Irmandade" a luta pela Terra Santa terminou, mas a última batalha do templo está apenas a começar...

Jogos

PS3 - "Tom Clancy's Hawx"
PC - "Silent Hill: Homecoming"

CD

"Kronos" de Cristina Branco

DVD

"A Rainha" de Stephen Frears
com Helen Mirren


Concerto

João Pedro Pais
Apresenta o novo disco:"A Palma e a Mão"
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Jorge Sampaio
3 de Abril
22 horas


Teatro

" O Museu da Biblioteca do Sr. B"
Centro Cultural Olga Cadaval
Sala de Ensaios
28 de Março
16 horas


Teresa Amaral

quinta-feira, 19 de março de 2009

CLUBE CONTADORES DE HISTÓRIAS...dos nossos Amigos da Escola Secundária Daniel Faria – Baltar


A Pedra no Caminho


Conta-se a lenda de um rei que viveu há muitos anos num país para lá dos mares. Era muito sábio e não poupava esforços para inculcar bons hábitos nos seus súbditos. Frequentemente, fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis; mas tudo se destinava a ensinar o povo a ser trabalhador e prudente.
— Nada de bom pode vir a uma nação — dizia ele — cujo povo reclama e espera que outros resolvam os seus problemas. Deus concede os seus dons a quem trata dos problemas por conta própria.
Uma noite, enquanto todos dormiam, pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois, foi esconder-se atrás de uma cerca e esperou para ver o que acontecia.
Primeiro, veio um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes que ele levava para a moagem.
— Onde já se viu tamanho descuido? — disse ele contrariado, enquanto desviava a sua parelha e contornava a pedra. — Por que motivo esses preguiçosos não mandam retirar a pedra da estrada?
E continuou a reclamar sobre a inutilidade dos outros, sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
Logo depois surgiu a cantar um jovem soldado. A longa pluma do seu quépi ondulava na brisa, e uma espada reluzente pendia-lhe à cintura. Ele pensava na extraordinária coragem que revelaria na guerra.
O soldado não viu a pedra, mas tropeçou nela e estatelou-se no chão poeirento. Ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa, pegou na espada e enfureceu-se com os preguiçosos que insensatamente haviam deixado uma pedra enorme na estrada. Também ele se afastou então, sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra.
Assim correu o dia. Todos os que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra colocada na estrada, mas ninguém lhe tocava.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do moleiro passou por lá. Era muito trabalhadora e estava cansada, pois desde cedo andara ocupada no moinho. Mas disse consigo própria: “Já está quase a escurecer e de noite, alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente. Vou tirá-la do caminho.”
E tentou arrastar dali a pedra. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar. Para sua surpresa, encontrou uma caixa debaixo da pedra.
Ergueu a caixa. Era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa os seguintes dizeres: “Esta caixa pertence a quem retirar a pedra.”
Ela abriu a caixa e descobriu que estava cheia de ouro.
A filha do moleiro foi para casa com o coração cheio de alegria. Quando o fazendeiro e o soldado e todos os outros ouviram o que havia ocorrido, juntaram-se em torno do local onde se encontrava a pedra. Revolveram com os pés o pó da estrada, na esperança de encontrarem um pedaço de ouro.
— Meus amigos — disse o rei — com frequência encontramos obstáculos e fardos no nosso caminho. Podemos, se assim preferirmos, reclamar alto e bom som enquanto nos desviamos deles, ou podemos retirá-los e descobrir o que eles significam. A decepção é normalmente o preço da preguiça.
Então, o sábio rei montou no seu cavalo e, dando delicadamente as boas-noites, retirou-se.


William J. Bennett
O Livro das Virtudes II
Editora Nova Fronteira, 1996(adaptação)

segunda-feira, 16 de março de 2009

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (24)


Site:
http://www.boston.com/bigpicture/2008/12/the-year-2008-in-photographs-p.html

O site The Big Picture faz todos os anos uma selecção das melhores fotografias do mundo.
Para 2008, o portal fez uma selecção que optou por dividir em três partes. Vale a pena ver todas as fotografias porque cada uma é mais incrível do que a outra.
Incríveis no sentido de fantásticas, mas também chocantes, no caso de algumas. Para essas, o site reserva um aviso e o utilizador só vê a foto se quiser.


Livro:
"O Medo do insucesso Nacional" de Álvaro Santos Pereira

Este economista e professor universitário escreve numa linguagem clara e sem preconceitos nem rodeios, acerca do grande medo nacional e da crise que abala a economia portuguesa há vários anos. O autor lança perguntas que o vão fazer pensar e apresenta soluções e receitas pouco mágicas, mas eficazes.


CD
"Self-Portrait" - de Jay-Jay Johanson

DVD
"W" de Oliver Stone
com Josh Brolin


Jogos:
PC - "Empire: Total War Special Forces"
Nitendo wii - "Guinness World Records: The Videogame"


Cinema
"Gran Torino" de Clint Eastwood
com: Clint Eastwood, Cory Hardrict, Geraldine Hughes, John Carroll Lynch

Concerto
"Kátia Guerreiro apresenta novo disco «Fado»"
20 de Março
22 horas
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Jorge Sampaio


Teatro
"Efémera"
Comemoração do dia mundial do Teatro
27 de Março
22 horas
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Acácio Barreiros

Efémera é um espetáculo que nos fala da vida, da morte, das dormências e dos despertares individuais e colectivos da vida moderna.


Teresa Amaral


segunda-feira, 9 de março de 2009

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (23)

Internet
http://maramushi.com/apps/newsmap/newsmap.cfm

O News map é uma forma diferente de consultar notícias. Os conteúdos são os mesmos que os do Google News, mas o design é mais apelativo. Por defeito, estão seleccionadas as notícias do continente americano, mas é possível consultar os conteúdos por outros países e limitá-los a categorias. Ao clicar em cada título é relacionado com a fonte original, ou seja, para o artigo completo no respectivo jornal em que está publicado.


Cinema

"Bobby Z "
Intérpretes: Jarrod Bunch , Laurence Fishburne , Paul Walker
Realização: John Herzfeld
Tim Kearney tem a oportunidade de sair da prisão, fazendo-se passar por Bobby Z, o maior traficante da Califórnia, numa missão imposta pelo delegado de polícia Tad Gruzsa. Mas quando percebe que toda a gente o quer morto, já é tarde demais. E terá de se livrar de qualquer um que ousar cruzar o seu caminho.


Concerto


Teresa Salgueiro

"LusitâniaEnsembleapresenta:Matriz"

13deMarço 22 horas

Centro Cultural Olga Cadaval

Auditório Jorge Sampaio
Concerto para Bebés
"Guilhermina, a mãe do violino grande"

15 de Março 10h e 11h30 Centro Cultural Olga Cadaval Auditório Jorge Sampaio

DVD
"Donas de Casa Desesperadas - série 4" de Marc Cherry

CD
"Os dias da Rádio" - Vários / Compilações Pop Rock

Livro
"O estranho caso Ford" de Donna Leon
O romance mais intenso de sempre de Donna Leon. O homicídio de uma jovem leva o comissário Brunetti a penetrar nos segredos enterrados da 2º Guerra Mundial.

Jogos
PS3 - "Shell Shock 2: Blood Trails"
PSP - "Locoroco 2"

Teresa Amaral

segunda-feira, 2 de março de 2009

ESTA SEMANA RECOMENDAMOS... (22)


Internet
http://www.wikihow.com/Main-Page

O objectivo do wikihow é construir o maior manual de "como fazer" do mundo. Actualmente conta com mais de cinquenta mil artigos escritos, editados e mantidos sobretudo por voluntários.Tal como a wikipédia qualquer pessoa pode criar uma conta e adicionar um novo artigo ou melhorar um já existente.O wikihow está dividido em várias categorias, a saber: arte e entretenimento, carros, computadores e electrónica, vida em família, finanças e negócios, comida, saúde férias e tradições, casa e jardim, cuidados pessoais e estilo, animais de estimação, filosofia e religião, relações, desporto, viagens,....


Exposição:

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA "SINTRA-SE SEGURO"

A redução do consumo de álcool nos jovens é tema para a exposição de fotografia do Programa Sintra-se Seguro, que estará patente de 21 de Fevereiro a 22 de Março, na Casa da Cultura de Mira Sintra.

António Gamito, Inês Valle e Luís Galrão são os artistas desta exposição de fotografia que pretende perpetuar, um trabalho, aparentemente invisível, assente no diálogo sem preconceitos e moralismos, que visa, essencialmente, a redução do risco e a minimização dos danos associados ao consumo de álcool e droga.

CONCERTO:

"Phamie Gow"
6 de Março
22 horas
Centro Cultural Olga Cadaval
Auditório Acácio Barreiros

DVD
"Savage Grace: Desejos Selvagens" de Tom Kalin
com Julianne Moore e Stephen Dillane

CD

"Music From the 3D Concert experience" Jonas Brothers

JOGOS
XBOX360 - "Halo Wars"
PS3 - "Killzone 2" - Limited edition collector's Box


LIVRO
"Querido Ollie" de Stephen Foster

Um cão difícil, um dono persistente, uma história de Amor.


CINEMA

"O Wrestler "
Realização: Darren Aronofsky
Intérpretes: Evan Rachel Wood , Marisa Tomei , Mark Margolis , Mickey Rourke , Todd Barry

A história do filme tem como pano de fundo o mundo do Wrestling nos EUA mas é nos escalões mais amadores e secundários desta modalidade que encontramos o protagonista da história, Randy "The Ram" , uma antiga estrela da modalidade que atingiu o seu auge profissional nos anos 80 e que agora vive numa roulote
.


Teresa Amaral


CONCURSO DE POESIA...